6 de maio de 2012

Deusas do Rock

Em minha terceira postagem vou dedicar às mulheres no mundo do Rock. Mas antes de começar gostaria de enfatizar que não irei julgar quem é melhor que quem, até porque para mim todas citadas são excelentes!

Há pouco tempo comecei a escutar a banda Epica e fiquei um tanto atordoado com o vocal de Simone Simons. Como ela consegue alcançar notas tão altas? Enfim, apesar de muito nova, tem uma voz perfeita para a banda Epica, de metal sinfônico. No vídeo abaixo tem uma pequena demonstração da capacidade de Simone:


Concomitantemente com Simone, outra que já estava na carreira era Tarja Turunen, uma das principais influências para ela. Tarja, recentemente, deixou a banda Nightwish na qual demonstrou seu auge como cantora. É considerado por muitos a mãe do metal sinfônico e gótico por ser uma das principais inspirações das atuais cantoras. Nas músicas Phantom of the Opera, Bless the Child, Away, Nemo, Ever Dream e entre outras da banda Nightwish, Tarja demonstra sua perfeição vocal, e faz jus à sua faixa de Mãe.
No ano passado, Tarja veio ao Brasil no Rock in Rio e tocou ao lado de Edu Falaschi do Angra. No entanto, andei vendo alguns vídeos do show que eles fizeram e não gostei muito da atuação do Edu. Fiquei pensando no que a Tarja estaria pensando daquilo tudo, pois segundo o próprio, ele estava fazendo uma cirurgia, ou alguma coisa na garganta que comprometeu seu afinamento e tal. Segue dois vídeos de Tarja Turunen:

Esse primeiro, tem uma atuação sem comentários da nossa querida. Algumas partes estão baixas, mas só tem esse vídeo com as melhores "High Notes" dela compilados em alguns minutos. Mas dá para ter uma ideia e se divertir um pouco.



Esse segundo, é uma atuação dela no Rock in Rio 2011 com a banda Angra como eu disse anteriormente. Só para ressaltar, tem vários outros vídeos com o Angra, porém, a maioria o Edu canta junto, e esse post não é para enfatizar o Edu Falaschi. Mas se vocês quiserem realmente ver como foi, só pesquisar no youtube por "Angra e Tarja Turunen Rock in Rio".



Nossa terceira deusa é uma não tanto famosa, mas que tem uma voz de regaçar... Estou falando de Floor Jansen. Conheci-a em um vídeo fazendo um dueto com Simone Simons na música "Sancta Terra" da banda Epica. Ao meu ver, pareceu que as duas foram feitas uma para a outra, pois as vozes são muito semelhantes, e fazendo em ambas os estilos sinfônicos. Dizem que uma imagem fala mais que 1000 palavras, então vamos comprovar:


Para aqueles que se interessaram nela, vou recomendar outro vídeo também, mas não irei postar aqui, se não o post fica muito cheio. Procure por "Floor Jansen high notes" que você irá se surpreender com o potência dela. É sério.
Mudando totalmente de gênero, temos também uma voz mais agressiva, mais gutural!! Estou falando da vocalista da banda Arch Enemy, Angela Gossow. Uma mulher muito bonita também mas que tem seu estilo gutural de ser, explode seus vocais em uma das melhores músicas da banda, "Nemesis". Veja:


Pessoal, essa foi uma lista das divas do Rock. Porém, se você achou que no rock em geral, só tem elas, você está enganado. Se eu fosse falar de cada uma delas, ficaria até ano que vem escrevendo. Mas essas daí vocês precisam conhecer um pouco sobre elas, até porque foram inspirações para inúmeras cantoras, e foram também crucial para o cenário do rock sinfônico, gutural, gótico, hard rock, pop rock e todos os gêneros que imaginar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...