10 de maio de 2012

Mini-Análise: The Final Frontier - Iron Maiden

Meio tarde para postar, mas não tão tarde para recordar. Em minha 4ª postagem abordarei uma mini-análise do álbum do Iron Maiden "The Final Frontier". Não pretendo fazer um post gigante, até porque fica muito entediante ficar lendo aquilo tudo sobre apenas um CD, mas vou sintetizar o máximo que conseguir.

Primeiramente, vamos à capa do CD e suas faixas:


1. "Satellite 15... The Final Frontier"   Smith, Harris 8:40
2. "El Dorado"   Smith, Harris, Dickinson 6:49
3. "Mother of Mercy"   Smith, Harris 5:20
4. "Coming Home"   Smith, Harris, Dickinson 5:52
5. "The Alchemist"   Gers, Harris, Dickinson 4:29
6. "Isle of Avalon"   Smith, Harris 9:06
7. "Starblind"   Smith, Harris, Dickinson 7:48
8. "The Talisman"   Gers, Harris 9:03
9. "The Man Who Would Be King"   Murray, Harris 8:28
10. "When the Wild Wind Blows"   Harris 10:59
Tabela retirada do site Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Final_Frontier#Faixas


Satellite 15... The Final Frontier
Começa com uma introdução metade instrumental erudita e metade letra estranha. Confesso que o início enjoa para aqueles que não são fãs da banda, mas aqueles que curtem o trabalho dos caras é empolgante demais. Mas a segunda parte da música é efetivamente a "The Final Frontier", que é uma das melhores músicas do álbum. Tem um ritmo empolgante, um refrão cantante, 3 solos sinistros e uma letra interessante também.

El Dorado
Foi uma música que vazou na net antes de lançarem o CD. Foi muito bem recebida e teve um retorno fantástico. A história da qual a música se refere é muito peculiar, vale a pena pesquisar. Com um ritmo pesado e sequencial, Smith, Harris e Dickinson envolveram os ouvintes com bons riffs e solos diferenciais.

Mother of Mercy
Um mix de melodia e ritmo impressionante nessa faixa. Uma música muito boa também e subversiva em relação aos álbuns anteriores.

Coming Home
Calma, relaxante, cantante, inovadora. A banda realmente estava inspirada quando a fez. Para mim, foi de primeira "ouvida" uma das melhores.

The Alchemist
De volta ao estilo Iron de ser, com a ajuda na composição de Gers essa música ficou muito boa também. É para se considerar uma clássica pois relembra os velhos ritmos musicais do Maiden na Era de Ouro. Além disso, o solo do Gers realmente é boçal.

Isle of Avalon
Uma música relativamente longa, mas não deixa a desejar. Foi uma das que eu viciei na letra, na melodia e no ritmo. Você consegue ouvi-la sem enjoar, tem um refrão cantante e ainda por cima tem solos inovadores, que o Maiden não fazia antes com muita frequencia. É realmente muito boa.

Starblind
Novamente com um refrão cantante e de fácil memorização. Uma música de mais de cinco minutos, e se você ouvi-la, não irá perder seus minutos vitais. Recomendo.

The Talisman
Praticamente perfeita. Uma dosagem de acústico e de ritmo na guitarra que se encaixaram perfeitamente. A segunda preferida de meu repertório do CD. No início da música tem uma história muito boa de cantar, e depois a letra vai ficando gigante, mas ainda continua excelente. Recomendadíssima.

The Man Who Would Be King
O que mais me chamou a atenção nessa faixa foi seu solo harmônico sinistramente perfeito. É tão bonito que chega a ser céptico. Também muito recomendada.

When the Wild Wind Blows
Essa sim, meus caros, merece uma atenção especial. Assustei quando vi a duração da música (10:59). Comecei a ouvi-la e foi uma paixão a primeira vista. Ela tem uma história tão doida, tão boa, tão inteligente, tão crítica, e além disso, a melodia é linda, maravilhosa. Simplesmente os 11 minutos mais bem gastos de todos os tempos. É notável a beleza dessa música quando vem as primeiras notas. Os solos então, nem vou comentar. Meu único conselho é: Já ouviu? Perfeito. Não ouviu? Baixe, ouça e comprove você mesmo se o que eu não falo é pelo menos em parte verdade. (Claro que cada um tem a sua opnião, e respeito isso. Se você não gostou, tá muito bom).

De maneira geral...
Para mim, não existe uma música sequer ruim neste álbum. De início, desprezei umas duas ou três faixas, mas com um tempo, comecei a ouvir por outros ouvidos e reparei que todas as músicas possuem uma essência que vincula o gênero do álbum inteiro, Baixe esse álbum e não se arrependerá!

Um comentário:

  1. sabe cara , queria dizer pra voce que eu quero te add como parceiro la no discografias de metal , é só mandar seu banner . e a propósito , copie a lista das músicas , solte no bloco de notas do pc e depois coloque na post , ficara tudo com a cor do plano de fundo .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...