28 de maio de 2012

[Análise] I'm With You - Red Hot Chili Peppers

Nesta pequena análise do álbum I'm With You do grupo Red Hot Chili Peppers, irei falar um cadinho de cada música. Não pretendo comentar muito em minhas análises sobre os álbuns porque acho muito pessoal. Se eu fizer 5 mil linhas falando bem, vai dar praticamente o mesmo do que falar 4 linhas no máximo. Então, colocarei somente o essencial em minhas críticas.

I'm With You foi lançado em agosto do ano passado e já teve várias critícas, boas e ruins. Alguns dizem que a banda fugiu do padrão e do estilo de música que caminhava com os álbuns passados. Outros, já dizem que contém algumas músicas ao estilo da banda e que uma inovação sempre é bom. Enfim, vamos à capa para nos familiarizarmos.


1 - Monarchy of Roses
Muitos não gostaram da introdução dessa música, porque acharam muito barulho e notas em desarmonia. Para mim, até que ficou boa essa introdução, com um vocal meio falhado e eletrônico. A música em si é ótima, principalmente o refrão. Tem uma casquinha do velho Red Hot. Algo que notei no álbum inteiro foi a presença de umas backing vocals, que por sinal deram um upgrade em algumas músicas. Sem nada a reclamar dessa música, muito boa!

2 - Factory of Faith
Em sequência, uma canção com uma presença de baixo em evidência. Nas estrofes, a linha de baixo faz um riff também inovador. Aqui também o refrão é simplesmente excelente. Outra coisa que notei no álbum foi essa diferença de refrão - estrofe. Nas estrofes, há uma coisa inovadora, difícil de explicar, que deixa a mudança estrofe/refrão nítido. Uma música muito boa também.

3 - Brendan's Death Song
Quebrando a sequência animada, a terceira faixa do álbum é uma música calma, leve e digamos um pouco triste por causa da letra. A tradução da música é bonita e, diferentemente das duas faixas anteriores, essa música tem um encaixe melhor entre estrofe/refrão. Linda música.

4 - Ethiopia
No começo da música, parece que eles estão em um lugar ensaiando. Mas não, o baixo começa a introdução, uma vez mais em evidência. Digamos que essa música é inteiramente no estilo do velho Red Hot. Dentre todas as músicas do álbum, essa não foi minha preferida, mas não posso dizer que ela é ruim, porque eu estaria cometendo um crime. Essa música é boa, principalmente para relembrar dos velhos tempos da banda.

5 - Annie Wants a Baby
Em sua maioria, o álbum possui faixas com a linha do baixo muito relevante, que dá a partida para a música. Como um gatilho. Essa música que também segue a linha do álbum, tem um refrão diferenciado. Não consegui atrelá-la com um tipo de música da banda em qualquer um dos álbuns, se alguém souber, por favor comente. Não é uma das minhas preferidas, mas boa também. Digamos que quase empatando com a terceira faixa.

6 - Look Around
Virando o ritmo, Look Around é mais animada do que as três últimas faixas citadas. Além disso, tem também uma leve pincelada da banda original. Uma das melhores do álbum ao meu ver: refrão animado, estrofes ritmadas e estimuladoras, aquela que não o deixa parado. Muito recomendada!

7 - The Adventures Of Rain Dance Maggie
Essa devo chamar uma atenção maior. Foi a primeira música a ser ouvida pelos fãs, pois vazou na net. Não sei se foi oficialmente, ou se realmente "vazou". Enfim, está entre as 3 Tops do álbum, uma música com um toque maior da linha de guitarra. Refrão cantante, animado e tudo o mais. Vale muito a pena ouvi-la, ou seja, quem não ouviu ainda, ouça imediatamente.

8 - Did I Let You Know
Agora sim. Posso afirmar que é a minha preferida do álbum. Por vários motivos, dentre eles: é animada na dosagem certa; tem um refrão fácil e cantante; sua melodia é clássica da banda; as backing vocals foram ótimas no refrão; tem uma pitada de estilos distintos, sendo alguns da África, do Brasil e de alguns países da América Latina (Ou eu enlouqueci e confundi os estilos? Só eu reparei isso? Estranho...) Como ela é minha favorita, deixarei um link para vocês ouvirem. Link da música.

9 - Goodbye Hooray
Muito animada no começo. O que compensa é o refrão, que é estilo Red Hot de ser. Confesso que não fui muito fã dessa música não. Mas para quem é fã mesmo (Não é o meu caso) essa música deverá ser uma das preferidas. Sei lá, pode ou não ser. Porém, tem uma coisa boa na música que eu curti muito. No meio dela tem um solo de baixo muito sinistro, seguido de uma trecho lento que dá um gás na música. Fora isso, não tenho muito a falar dessa música, só o refrão e o solo mesmo.

10 - Happiness Loves Company

Digamos que essa é parecida com a faixa nove. Possui um refrão legal, como a maioria das músicas do álbum, mas as estrofes são um pouco monótonas, o que deixou um pouco a desejar.

11 - Police Station

Essa é de conquistar o coração. Uma bem leve, para se ouvir no aconchego do lar, que por sinal pode ser uma para se ouvir em dia de chuva (Relembre no post Uma Gota, uma nota). Como sempre, seu refrão e suas estrofes são muito bons (Não consigo mais achar adjetivos...). Vale a pena dar uma escutada nessa música. Vale mesmo.

12 - Even You Brutus?
Essa seria considerada o patinho feio do álbum. Não sei bem ao certo, corrijam-me se eu estiver errado. Essa música parece muito com um rap, daqueles moços revoltados com a vida(Estrofes). Mas também altera totalmente o gênero da música no refrão, já passa a ser aqueles semelhantes ao do álbum. Boa música apesar de tudo.

13 - Meet Me at The Corner
No começo, pareçe uma clássica música do Red Hot. E realmente é. Com uns toques sutis de guitarra ao passar da música, e com uma melodia bonita também. Bem parecido com Police Station.

14 - Dance, Dance, Dance
À um pré-julgamento, parece aquela música do Fall Out Boys. Mas não é. Essa possui um gingado peculiar (Estilos semelhantes da música Did I Let You Know). E devo admitir uma coisa no mínimo ridícula. A bateria no início do refrão me lembra muito do filme O Rei Leão, não pergunte o por quê. Enfim, boa música, se encaixa ao estilo do CD em si.

Toques Finais...
No álbum por completo, acho que a essência do CD foi o refrão. Em todas as músicas fica evidente o refrão. Seja por mudanças bruscas nos acordes, ou na própria melodia. O que realmente é muito bom porque, diga-se de passagem, atualmente estamos perdendo um pouco aquela estilo de música Estrofe/ Estrofe/ Refrão/ Solo/ Estrofe/ Refrão, como era muito utilizado nas bandas de rock de antigamente. CD recomendadíssimo para vocês, há muita música boa nele, vocês não irão se arrepender.

2 comentários:

  1. Fala Valentim,

    Ficou muito bom o post! Eu também gostei do álbum e acho que não mudou tanto assim. O baixo continua levando a música nas costas, agora ainda mais, porque o Josh Klinghoffer é um guitarrista novo, e não chega a ser tão bom quanto o Frusciante. Já ouvi algumas pessoas falando sobre isso, e até mesmo o próprio Klinghoffer afirmou que não é como o Frusciante, numa entrevista. Mas o baixo compensa tudo isso, e o Flea é um baixista fenomenal.

    Eu passei a ser fã do Red Hot, depois que assisti o show deles no Rock In Rio, pela TV. Foi um grande show. Além disso o guitarrista da minha banda (há pouco tempo comecei a formar uma banda com ele, eu sou o baixista) é viciado em Red Hot, aí a gente tem tocado um monte de músicas deles. "Os baixista pira" huashua

    Por falar nisso, queria convidar você para participar do nosso quadro interativo, o Meu primeiro contato com o Rock. Nele a gente pretende reunir algumas histórias de como as pessoas passaram a gostar de rock. Por enquanto temos só o meu post, mas em breve vamos divulgar mais. Para participar é só enviar seu texto para comissaodorock@yahoo.com.br

    http://comissaodorock.blogspot.com.br/2012/03/meu-primeiro-contato-com-o-rock.html

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Pete,
      Fiquei sabendo que o Frusciante tinha saido da banda nesse CD, mas decidi não mencionar no post porque eu ainda não tinha lido nada ainda sobre o caso e não queria falar besteira.
      Gosto muito mesmo do estilo do Red Hot, e acho muito massa o Flea. Ele é doido. A presença de palco dele é incrível. E além de doido, ele é um grande ícone de influências de baixistas.

      Quero participar do "Meu primeiro contato", muito obrigado pelo convite. Estarei indo ao seu blog para ver como funciona direitinho.
      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...