19 de maio de 2012

A parcela dos livros

Pessoal, gosto muito de ler, e de um tempo para cá dou preferência àqueles que são do gênero "suspense". Fiquei até um pouco feliz com o que li, porque na maioria dos livros ou fazem citações indiretas ao Rock, ou diretamente mesmo. E confesso que quando vejo alguma coisa relacionado a tal começo a me interessar mais pelo livro. Vejamos alguns...

Um dos que mais fizeram alusão ao Rock foi um livro do filho de Stephen King, o Joe Hill. Em seu livro "A Estrada da Noite" cuja a tradução não está nem um pouco fiel ao título original do livro (Heart Shaped-Box), Joe conta a história de um rock star que compra um paletó assombrado, e este vem em uma caixa em formato de coração (Daí o título). A partir dai coisas estranhas acontecem com o personagem e assim vai a história. Sinopses, resenhas e críticas à parte, o personagem principal é um compositor e guitarrista, e que faz menções à músicas de Rock várias vezes. Engraçado mesmo é o título dado aqui no Brasil. Em Portugal, o nome do livro é "A Caixa em Forma de Coração", o que é a tradução do título original. Mas aqui no Brasil é diferente. Queremos inovar e fazer algo que chame atenção. Por isso, pusemos o nome de "A Estrada da Noite". Nada a ver.



Outro também que faz algumas citações de músicas do rock é o livro "Eu Mato" de Giorgio Faletti. Faletti é um escritor italiano que faz romances de suspense. Esse livro conta a história de um assassino em série que mata pessoas relacionadas à algumas músicas. Por exemplo, no livro ele faz citação a uma música do guitarrista Santana e mata um personagem relacionado à música. A última morte foi com uma música que eu não conheço, e deve ser de um autor italiano, que se chama "Nuclear Sun". O personagem que morreu com essa música foi um bailarino cego por radiações nucleares (Daí o 'Nuclear Sun'). Enfim, é muito interessante a história e o enredo.


Um outro livro que também cita é a coleção de "Dexter". Aquele Dexter psicopata que mata as pessoas e coleciona seus sangues como troféu. Aquele mesmo, da série, dos livros. E não, não é aquele que tem um laboratório secreto e uma irmã escrota que atrapalha a vida do ruivinho. Não vou postar fotos e falar mais sobre essa coleção porque em quase todos os livros ele fala algo sobre Rock, então vou só deixar registrado.

AH, claro. Tem também os livros do Ozzy, mas esses não valem. É do prólogo ao epílogo sobre rock. Então não preciso chamar muita atenção para ele, mas tenho que deixar registrado também! E para quem não leu, corra e leia! Vocês não irão se arrepender.

Então, consegui lembrar de uma boa parcela do acervo de livros que li. Se você conhece outro livro que também faz citações à músicas de Rock, Heavy Metal, ou à artistas de bandas, comente!

2 comentários:

  1. Olá Valentim,

    É um prazer poder contar com a sua participação na Comissão do Rock. Já fazia um certo tempo que não aparecia um leitor fiel, que comentasse com uma certa frequência, e espero que você possa continuar colaborando, dando sugestões de posts ou até publicando algumas coisas como colunista convidado. Pode ficar à vontade porque esse retorno do leitor para a gente é muito importante.

    Meu nome é Pedro, e há dois anos eu criei a Comissão do Rock, que no começo era um blog bem simples como o seu, que suponho que esteja começando agora também. Antes da Comissão, eu tinha um outro blog de rock que eu administrava sozinho. Resolvi criá-la porque tive vontade de criar um blog comunitário, com a participação de mais gente, e então eu conversei com dois seguidores do meu blog, eles toparam a ideia e nós criamos a Comissão que está aí até hoje. Infelizmente um deles não está mais na nossa equipe, mas o outro continua firme ajudando na administração.

    Com o tempo a gente foi crescendo e no momento estamos buscando algumas parcerias novas, e também dar uma renovação no nosso conteúdo e em nossos projetos paralelos, tendo como objetivo criar um portal com uma variedade maior de conteúdo.

    Vou deixar o meu perfil do Facebook e msn, caso queira manter contato

    https://www.facebook.com/pedrosodreferreira
    pedro_sodre.f@hotmail.com

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pedro (trocadilho com a música do Raul),
      É uma honra participar dessa blogosfera do Rock. Como você disse, meu blog é novo, comecei esse mês e estou aprendendo ainda a mexer em HTML e a configurar páginas e tudo mais.
      Achei seu blog como parceria de vários blogs e resolvi dar uma conferida. Olhei os posts antigos e tudo mais, e resolvi comentar. Ai a partir da hora que comecei a seguir seu blog, as atualizações aparecem aqui, e eu olho todos os dias. Confesso que seus posts me agradaram, e principalmente porque fala sobre o bom e velho rock.
      Te adicionei no facebook e no msn para podermos conversar melhor.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...