16 de maio de 2012

Um Rock Camaleão

Na era moderna, as palavras passaram a ser polissêmicas. Adaptamos diversas palavras estrangeiras para o "brasilês", e todos os dias nos deparamos com algumas delas. Seja para comer um hamburguer, para "dar play" em algum vídeo ou até mesmo quando acaba a luz, dizemos que deu blackout. Não posso deixar de incluir as marcas e logos que regem nosso ínfimo mundinho consumista, tais como: Nike, Apple, Heineken, Adidas, Volkswagen, etc. Em suma, são tantos exemplos que eu poderia até fazer um post inteiramente dedicado à eles, no entanto, não é sobre isso que irei tratar agora.

Independente de seu estilo musical, na maioria das vezes, quando você vai a uma festa, um churrasco, um baile, um casamento ou até mesmo à praia, você fala que vai a um "rock". Posso dizer que sinônimo de festa é rock. Mas quanto a isso, acho super normal e até estiloso falar. Entretanto..
De um tempo para cá, várias bandas e artistas se destacaram no cenário musical. Se destacaram pelo nome, e não pela música. Digo isso porque em nada contribuiram para os anais da música. Calças coloridas? Muitos acham que foi uma revolução na música e no estilo aquelas calças coloridas fluorescentes ou fosforescentes, sei lá. Sinto muito, mas aquelas calças já estiveram presentes na música, que na época foi muito sucesso. Apresento-lhes a banda Menudos:



Mas além das calças coloridinhas, há os cabelos cortados em forma de cuica, tapando todo o rosto. Outros já inovaram e deixaram o cabelo rebelde com um chumacinho lateral espetado, como aqueles que você acorda e é super difícil de abaixar. Enfim, ambos os estilos não ajudaram para o rumo da música, mas sim da moda.

Voltando ao uso da palavra "rock". Com a ideia difundida entre as tribos do mundo contemporâneo de chamar festa de "rock", uma pequena parcela desviou o trajeto da dispersão e "inventaram" um apelido para o gênero Pop, Axé, ou qualquer banda com guitarra. Acham que um guitarrista fazendo power chord (estrangeirismo) e uma bateria evidente em refrões é sinônimo de rock. O que não é verdade. Temos hoje inúmeras bandas que se auto-intitulam "do rock" pelos motivos citados.

Já me perguntei: "Que rumo estamos tomando?". A discrepância de estilos que iniciaram o segundo milênio em relação ao final do primeiro é gritante. Em um intervalo de 50 anos, por exemplo, tivemos tantos artistas subversivos para a música, tantos nomes e expoentes musicais, seja do Jazz, do Blues, do Rock, do Heavy Metal, do MPB e muitos outros que foram o cerne de influências em todo o mundo.

Outro conceito que caiu por alta foi o do Rock in Rio. Cansei de ler reclamações de fãs do Rock ano passado em relação às bandas que tocaram em todos os dias no evento conhecido mundialmente. Nesse renomado encontro, costumava-se tocar Rock, Heavy Metal, e derivados do Rock. Mas hoje em dia o que temos de rock é uma parcela diminuta. Tivemos Axé, Pop, Disco Music, Hip Hop, e outros tipos de músicas ano passado, o que é até engraçado, visto que o nome faz jus a esse tipo de música. Para o RIR de 2013 foram especulados alguns nomes não oficiais que participarão do evento. O resultado é o mesmo, mesmo estilo do ano passado, e acredito que não irá mudar tão cedo. Amigos, quando o dinheiro está envolvido na jogada, o que era feito por prazer passa a ser feito por lucro, grana, dinheiro, fama, entre outros.

Meus olhos enchem de água quando dizem que terá um evento de rock. Essa emoção é por dois motivos: fico feliz em saber que terá alguma coisa, que tem alguém, e que ainda tem eventos desse tipo de música; fico triste por saber que isso está definhando, com a iminência de se tornar raro. Além desses motivos, fico triste e lamento por ter perdido o auge do rock. Anos 60, 70, 80, e final de 90 foram os espaços de propagação do rock no mundo. Mas em nada adianta lamentar não é verdade?


Para evitar a extensividade do post, irei terminar aqui. Se pudesse, faria um livro (brincadeira) sobre o que acho sobre isso tudo. Comentem, expressem suas opniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...